Joana Francisca Pinheiro, nascida em 21 de agosto de 1913 na cidade de Salvador – BA. Filha legítima de Alexandre José Pinheiro e Cecília Gonçalves Pinheiro, estes naturais de I. Bento de Inhatá, distrito de Santo Amaro da Purificação. Em 1936 foi convidada a prestar concurso para ser professora, obtendo o êxito, trabalhando inicialmente em Irecê, foi removida para Ipirá acompanhada do seu esposo Balthazar Argolo Azevedo.
Após percorrer várias cidades, chegou ao bairro de Valéria em 1946, descrevendo a Valéria como uma “terra muito atrasada”, tornando a sala da sua residência como a primeira sala de aula de Valéria. Até construir um imóvel com cinco salas, que foi alugado ao Município de Salvador e ao Estado da Bahia por muitos anos para sediar a primeira escola do bairro.
Após muitos anos de concessão do imóvel para o Município de Salvador e o Estado da Bahia, Joanna Francisca Azevedo rescindiu o contrato com os dois órgãos, o qual fundou posteriormente, a escola particular Educandário Cecília Pinheiro, juntamente com o seu neto Valdir Silva Azevedo.
Desde então, o imóvel atualmente é sede da escola familiar Educandário Cecília Pinheiro, o qual se tem como finalidade promover uma educação significativa, acolhedora e inovadora para crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.